Reconhecimento como Designer Editorial
Público (João Bonifácio)
"Voltemos à questão das capas. Em Bodily Secrets faziam sentido as duas penas apartadas.
Na belíssima capa de Depois da Chuva temos o recorte de uma árvore em dia de chuva, magros ramos, frágeis folhas azuladas. É uma imagem justa para tão triste e precioso livro de um mestre da melancolia íntima."
[in Público, suplemento Ípsilon, por João Bonifácio (crítico), sobre fotografia e capa de Carlos Vasconcelos]
Na belíssima capa de Depois da Chuva temos o recorte de uma árvore em dia de chuva, magros ramos, frágeis folhas azuladas. É uma imagem justa para tão triste e precioso livro de um mestre da melancolia íntima."
[in Público, suplemento Ípsilon, por João Bonifácio (crítico), sobre fotografia e capa de Carlos Vasconcelos]
Jornal "i"
"(...) Vai ver que esta capa lhe vai chamar a atenção. Porque é polida, organizada, porque nos remete para um cantinho, sossegado, à secretária."
[in Jornal "i", Sobre a capa do livro Trabalhos de Casa, de Rogério Casanova]
[in Jornal "i", Sobre a capa do livro Trabalhos de Casa, de Rogério Casanova]
Excerto de Entrevista para a revista "Os Meus Livros"
"Para Carlos Vasconcelos, responsável pelo grafismo da Relógio d'Água, mais do que pensar numa capa isoladamente, o gráfico deve pensar na capa inserida no expositor de uma livraria. Só assim "é possível fazer um livro sobressair sentre 30 ou 40 expostos", realça. "Ainda há pouca visão sobre o que vai acontecer quando o livro chega à livraria e é habitual os gráficos esquecerem-se do mundo real onde o livro vai estar inserido. A capa pode ser fantástica e ter destaque quando o livro está sozinho, mas ser completamente anulada quando está numa banca", alerta.
E como se evita isso? "Pensando nos pormenores. Por exemplo, tento ter uma imagem — que pode ser de um banco de imagens, ou uma fotografia ou ilustração própria — colocando o título em cima para que não fique tapado, por exemplo, num expositor da feira do livro."
[Entrevista a Carlos Vasconcelos, para a revista Os Meus Livros]
E como se evita isso? "Pensando nos pormenores. Por exemplo, tento ter uma imagem — que pode ser de um banco de imagens, ou uma fotografia ou ilustração própria — colocando o título em cima para que não fique tapado, por exemplo, num expositor da feira do livro."
[Entrevista a Carlos Vasconcelos, para a revista Os Meus Livros]
José Gil
"Parabéns ao Carlos, todas as propostas são boas. Mas depois de várias comparações decidimos unanimemente pela primeira, com o rasgão do papel e a mão de dedo apontado. É realmente muito boa.
Parabéns mais uma vez, e obrigado.
[José Gil, escritor/filósofo]
Parabéns mais uma vez, e obrigado.
[José Gil, escritor/filósofo]
Maria Filomena Mónica
"Acabo de receber o Da Democracia na América. Ainda o não abri. Está lindíssimo e você merece um grande elogio"
"Acho as duas capas excelentes. (...) É a primeira vez que tenho dificuldade em dizer o que prefiro quando se trata de uma capa para um livro meu. Parabéns!"
[Maria Filomena Mónica, escritora/filósofa]
"Acho as duas capas excelentes. (...) É a primeira vez que tenho dificuldade em dizer o que prefiro quando se trata de uma capa para um livro meu. Parabéns!"
[Maria Filomena Mónica, escritora/filósofa]
Maria do Carmo Vieira
"Não sei se deu conta do meu prazer face à capa que foi criada para o livro O Ensino de Português de que sou autora. No seu lançamento fiz questão de salientar quão importante foi receber, olhar e tactear o livro, deixando-lhe um agradecimento público pela sua sensibilidade e profissionalismo.
Acabámos agora de comprar Justiça Fiscal de Saldanha Sanches e o encontro com este novo livro sobressaiu, não só pelo autor em questão, que me foi, e continuará a ser, muito querido, mas, de novo, pelo cuidado da capa: pelas cores, pela simbólica escolhida e humanizada, aspecto que tende continuamente
a ser esquecido. Bem-haja pelo seu trabalho."
[Maria do Carmo Vieira, autora do livro O Ensino do Português, FFMS]
Acabámos agora de comprar Justiça Fiscal de Saldanha Sanches e o encontro com este novo livro sobressaiu, não só pelo autor em questão, que me foi, e continuará a ser, muito querido, mas, de novo, pelo cuidado da capa: pelas cores, pela simbólica escolhida e humanizada, aspecto que tende continuamente
a ser esquecido. Bem-haja pelo seu trabalho."
[Maria do Carmo Vieira, autora do livro O Ensino do Português, FFMS]
Entrevista "Time Out" sobre a relação Carver / Hopper
Reconhecimento como Escritor
Prémios:
- Vencedor Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes 2018 com o livro "Benjamin Renzo no Alentejo"
- Vencedor Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes 2018 com o livro "Benjamin Renzo no Alentejo"
Reconhecimento como Fotógrafo
Prémios:
- Finalista concurso REFLEX revista CAIS / Novo Banco - "A Vida Num Só Rosto", com publicação de página inteira na edição de Dezembro 2017 + Exposição
- Finalista concurso REFLEX revista CAIS / Novo Banco - "A Vida Num Só Rosto", com publicação de página inteira na edição de Dezembro 2017 + Exposição